quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PRETENDE REALIZAR UMA VIAGEM EM NAVIO DE CRUZEIRO?

Conheça um pouco deste Universo que, embora ainda limitado à uma pequena parcela da sociedade brasileira, não deixa de ser uma experiência fenomenal e com certeza inesquecível.

RIO - A partir de março, os navios de cruzeiro fazem jus ao nome. É a época de estes edifícios flutuantes cruzarem o Oceano Atlântico e a linha do Equador e voltarem para a Europa, em viagens mais longas do que as navegações de cabotagem pelo litoral de Brasil, Uruguai e Argentina, que tornam comuns os transatlânticos no horizonte das praias de Rio, Salvador, Maceió ou Santos.
São roteiros de até 18 dias de navegação, com paradas em lugares que, se não for por esta forma, tornam-se menos acessíveis, como as Ilhas Canárias e a Ilha da Madeira. O clima também muda a bordo, com menos jovens e mais pessoas na faixa dos 45 anos para cima entre os passageiros. Com promoções que incluem passagem grátis para o segundo passageiro, as travessias são uma forma de chegar de mansinho e descansado ao Velho Continente.

Sim, de avião é mais rápido, e mais barato. Para ir do Rio a Milão no dia 12 de março, data em que o MSC Lirica começa sua lenta despedida do Brasil, pode-se pegar um voo a partir do Rio por R$ 1.735 pela TAM, por exemplo, se você for voltar no dia 20, com apenas uma escala em São Paulo. De navio, serão 17 dias, a US$ 1.110 (incluindo a volta de avião), com nove paradas até Gênova. Mas a graça de um cruzeiro de travessia é adiar ao máximo a chegada: é uma diversão para quem está com a vida ganha, e quer desacelerar.

- O público mais maduro é o mais comum nestas viagens, por conta da maior disponibilidade de tempo - explica Adrian Ursilli, diretor comercial da MSC no Brasil. - E o navio não mantém o ritmo energético como nos cruzeiros no litoral do Brasil.

Para quem tempo já deixou de significar dinheiro, foram feitas as promoções que as companhias marítimas oferecem para retornar aos portos europeus com passageiros (os navios arrendados pela CVC são exceção: voltam vazios). A Costa oferece passagem grátis para o segundo passageiro, cobrando a partir de R$ 2.220 do primeiro hóspede da cabine (sem o retorno aéreo incluído), no Concordia, o primeiro a ir embora, dia 10 de março. Na Royal Caribbean, as tarifas para passageiros nas cabines internas começam em R$ 578 (também sem a parte aérea) no Splendour of the Seas, que deixa Santos no dia 20 de março (parando no Rio no dia seguinte, num trajeto de 14 noites que acaba em Barcelona).

A falta de pressa reflete-se na vida a bordo. As festas nas boates não viram a madrugada - é raro elas funcionarem depois da meia-noite. Os hóspedes se concentram no lounge e no teatro, mas a boate, ímã do público mais jovem, fica esvaziada. Em vez de famílias grandes e turmas de jovens em volta da piscina, é mais frequente encontrar casais com mais de 45 anos, interessados em aproveitar as diversões oferecidas com mais calma.

- Levar um estoque de livros pode ser interessante, para se sentar na varanda enquanto se está no Atlântico - sugere Ursilli.

O que há de mais radical é a mudança de cenário, de uma parada para outra: do litoral nordestino segue-se para a paisagem vulcânica das Ilhas Canárias, e depois, Barcelona, ou Lisboa vista a partir do Rio Tejo. Com o acompanhamento de golfinhos seguindo a embarcação, na saída da costa brasileira, e peixes-voadores fazendo o mesmo cortejo em volta do casco, na parada nas Ilhas Canárias, avisando que a Europa está próxima.

A mudança de ritmo, nos navios da MSC, também é responsável pelo adiantamento em uma hora do início e do fim dos dois turnos de jantar, que passa a ser servido às 19h e às 21h. Mais atividades de entretenimento leve são oferecidas, como aulas de dança e artesanato, leilões de obra de arte, concursos culturais e sessões de cinema.

Oportunidade de conhecer portos de difícil acesso
Isso quer dizer que só há pessoas mais velhas a bordo? Nos últimos anos, nem tanto, diz o diretor da MSC, atribuindo a mudança à popularização dos cruzeiros:

- Você nota, nas últimas viagens, a presença de casais mais jovens, famílias e grupos de amigos.
Nem significa que a travessia seja livre de brincadeiras espalhafatosas características dos cruzeiros. Na frota da Costa, o momento em que os navios cruzam a linha do Equador é o de tripulantes fantasiados de figuras mitológicas darem um banho de espuma em quem estiver na área externa - a chamada "Festa de Netuno", que termina com um grande banho na piscina.

A festa da travessia do Equador é exclusividade dos navios da Costa. O que há de comum, nas viagens de todas as companhias marítimas, é a chance de parar em portos que ficariam mais caros e difíceis de serem alcançados se não fosse de cruzeiro: Mindelo, no arquipélago de Cabo Verde; Funchal, na Ilha da Madeira; Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias.

- Há excursões marcadas pela companhia, mas nem comprei. As duas ilhas em que paramos, Madeira e Tenerife, eram lugares fáceis de se movimentar. Você pode conhecê-las dispensando o serviço, apenas caminhando - conta Ronie Prado, sobre as paradas que fez num cruzeiro de travessia em que embarcou em 2008, no Costa Classica. - Tenerife é lindo, com um mercado central com muita presença africana, muçulmana - conta ela, indicando um lugar que pode ser visitado na maior ilha das Canárias.

A viajante paulista fez um cruzeiro de travessia pelo sentido inverso: depois de 15 dias passeando em Portugal, embarcou em Málaga, no Sul da Espanha, com destino ao Brasil. O retorno de navio foi uma condição para a volta que ela pediu ao marido, o jornalista e artista plástico Ênio Squeff (sobrinho do correspondente do GLOBO na campanha de Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, Egydio Squeff, por falar nisso). Ênio aproveitou a viagem para pintar aquarelas das paisagens e pessoas que viu - um outro tipo de relaxamento possível num cruzeiro de travessia, e que não depende da programação anunciada pelo diário de bordo.

A diferença de um cruzeiro de que parte, em março, de um que vem ao Brasil, em novembro? A primeira é que a aproximação do litoral nordestino é anunciada pela trilha sonora - forró, salsa e samba começam a animar os bailes. O tipo de passageiro também muda: a maior parte é de estrangeiros, e sem uma faixa etária definida. Ronie e Ênio, por exemplo, ficaram amigos de um casal de médicos búlgaros, com quem até hoje se correspondem. O que há de igual, indo ou vindo, é o fim da viagem mais confortável.

- Quando viajo de avião, chego cansada. De navio, fico inteira - compara Ronie.

Serviço:
Costa: Nas viagens contratadas até o próximo dia 28, o segundo passageiro viaja de graça - só paga taxas e gorjetas. O roteiro do Concordia dura 16 noites, saindo de Santos no dia 10 de março, com paradas em Rio, Ilhéus, Salvador, Recife, Las Palmas, Funchal e Lisboa, e desembarque em Barcelona. Preço para o primeiro hóspede: R$ 2.200, sem a passagem aérea de volta. O Magica faz um outro roteiro, de 18 noites, zarpando de Santos no dia 18 de março, e passando por Rio, Ilhéus, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, Tenerife, Funchal, Casablanca e Savona, na Itália. O primeiro hóspede paga R$ 2.236. www.costacruzeiros.com.br

 MSC: Com o Lirica, o roteiro de 17 noites de travessia sai no dia 12 de março do Rio e chega no dia 29 em Gênova, na Itália, passando por Búzios, Salvador, Recife, Mindelo, Tenerife, Funchal, Tânger, Alicante e Marselha. A partir de US$ 1.110, com a volta de avião incluída. O Musica, maior e mais novo do que o Lirica, faz uma viagem de 18 noites, saindo no dia 17 de março de Santos e aportando no dia seguinte no Rio. Tem paradas em Salvador, Recife, Tenerife, Funchal, Málaga, La Goulette, Dubrovnik e Veneza. A partir de US$ 2.310, com volta de avião incluída. Outras informações em www.msccruzeiros.com.br

Royal Caribbean: A travessia do Splendour of the Seas dura 14 noites, com saída no dia 20 de março de Santos e passagens por Rio, Salvador, Tenerife e Ilha da Madeira, antes de chegar a Barcelona. Tarifas a partir de R$ 578 por passageiro (cabine interna), sem a passagem aérea de volta. No Vision of the Seas, a travessia dura o mesmo período, mas o navio sai no dia 5 de abril de Santos, passando por Rio, Salvador, Tenerife, Ilha da Madeira e Sevilha, antes de chegar a Lisboa. Preços a partir de R$ 997 por passageiro (não inclui a passagem de volta de avião). www.royalcaribbean.com.br

Fonte: http://oglobo.globo.com/

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