sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BTP aparece na primeira posição em movimentação de contêineres no mês de setembro

A alavancagem na movimentação do terminal teve início em agosto, após nova homologação do calado operacional

Santos, 27 de outubro de 2014 – Pela primeira vez, a Brasil Terminal Portuário (BTP) aparece na primeira posição em movimentação de contêineres no Porto de Santos. O ranking mensal, divulgado na última quinta-feira (23) pela autoridade portuária (Codesp), leva em consideração o volume total de carga conteinerizada movimentada pelos operadores portuários instalados no perímetro santista no mês de setembro. Com 70.269 unidades de contêineres movimentadas nesse mês de referência, a BTP representa um percentual equivalente a 32,5% de participação no mercado.

Em junho deste ano, foram movimentadas 39.950 unidades de contêiner pela Empresa, enquanto que em julho o resultado alcançou a marca de 46.528 unidades. Os números demonstram que a chegada de novos operadores portuários na região altera a composição de mercado na medida em que, além de permitir o incremento da capacidade operacional santista, também promove a redistribuição de carga entre os terminais. Esse é considerado um movimento natural e já esperado na região.

Acompanhando o incremento no volume total movimentado, a Empresa segue direcionada à melhoria contínua de suas operações, para aumento dos índices de qualidade, agilidade e inovação na prestação de serviços aos seus clientes. Mais importante que o patamar atingido em movimentação de carga, é o reflexo dele para o setor portuário nacional. Isso porque, junto com essa redistribuição de carga entre os terminais, assiste-se a um aumento cada vez maior de iniciativas para melhoria e inovação na gestão dos processos realizados pela iniciativa privada, tais como investimentos em automatização de sistemas e qualificação profissional para aumento da produtividade, tendo sempre em vista a segurança nas  atividades. Um dos diferenciais do terminal é o truck cycle, que corresponde ao tempo médio de permanência do caminhão no terminal da Empresa do pré-gate (portão inicial para verificação de agendamento de veículos) ao gate out (portão de saída), e que tem apresentando ciclo médio de 57 minutos, um dos melhores tempos praticados pelos terminais de Santos.

Isonomia competitiva

Em 2013, quando a Empresa inaugurou suas instalações, o nível de calado autorizado para navegação – em torno de 11,2m de profundidade, impossibilitava o recebimento de grandes navios, fazendo com que a BTP tivesse que ajustar sua expectativa de movimentação para os meses subsequentes.

Neste ano, após esforço conjunto da Codesp e iniciativa privada em torno de uma solução para a falta de isonomia competitiva em Santos, houve a homologação do canal de navegação, no mês de julho, elevando o trecho quatro – onde o terminal da BTP está instalado – para 12,6m de calado operacional. A nova marca autorizada permitiu a chegada de navios maiores ao terminal da BTP e o incremento na movimentação de carga conteinerizada já a partir de agosto, quando o terminal superou em 5,63 pontos percentuais os resultados do mês anterior.

Agora, a Empresa espera que os serviços de dragagem, nivelando a profundidade a 13,2m em toda extensão do canal no curto prazo e em até 15,7m no médio prazo, continuem como prioridade das autoridades competentes para melhorias de infraestrutura no Porto de Santos.

Acompanhe a evolução na movimentação de carga conteinerizada, pela BTP, em 2014 – fonte:Codesp

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